COORDENAÇÃO COLEGIADA
Prof.ª Drª Adriana Alves Fernandes Costa (profa.adriana@hotmail.com)
Prof.ª Drª Sabrina Galeno da Costa (sabrinagaleno.rj@gmail.com)
Secretário Jorge Nascimento (pedagogia@ufrrj.br)
UFRRJ/IE/DTPE
– sala 17 (atendimento a partir das 16 horas)
Rodovia
BR-465, Km 07 Seropédica – RJ
CEP:
23890-000
Fone:
(021) 2682-1481
Ramal:
210
E-mail:
pedagogia@ufrrj.br
PEDAGOGIA ENGAJADA
Breve Plano de Ação para o próximo biênio:
As Professores Adriana Alves Fernandes Costa e Sabrina Galeno apresentam uma proposta de
Gestão para o biênio 2020 - 2022, para a Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia
(Campus Seropédica) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, através da chapa “Pedagogia
Engajada”, esta inspirada pelo trabalho de Paulo Freire e bell hooks, expressa uma proposta
inclusiva, baseada na horizontalidade, no acolhimento, na valorização de relações humanizadoras,
democráticas, participativas e marcadamente antirracistas, bem como integrada às práticas
educativas nos diferentes espaços da vida. Nosso foco será o apoio às iniciativas discentes de
aproximação com o campo da Educação Popular, sem perder de vista o diálogo amplo com outros
interlocutores. Com a participação de todos e todas, continuaremos o trabalho da gestão anterior,
trabalhando com sugestões criativas para construir diálogos, inclusive nos dissensos.
Conhecendo as candidatas da chapa:
Profª. Drª. Adriana Alves Fernandes Costa
Está vinculada institucionalmente ao Departamento de Teoria e Planejamento
de Ensino (DTPE) e trabalha com os temas: Educação de Jovens e Adultos,
Formação docente e Narrativas. Integra o Colegiado do curso de Licenciatura em
Pedagogia, desde 2014. Já atuou como docente nas diferentes modalidades de
ensino na educação básica. Foi vice coordenadora do curso de Licenciatura em
Pedagogia (2014/2015) e coordenadora de área do Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (2014-2018) e coordenadora do Programa
Residência Pedagógica (2019). É pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa Espaços de Saberes -
GRUPES e também pesquisadora do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação
Continuada, UNICAMP. É membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação
Agrícola, PPGEA/UFRRJ.
Prof. Drª. Sabrina Galeno da Costa
Desde 2015 é professora do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino
(DTPE), atuando principalmente nas áreas de: Sociologia da Educação e
Didática e Práticas de Ensino de Ciências Sociais. Integra o colegiado e o NDE
do curso de Ciências Sociais como representante do DTPE. Suas linhas de
pesquisa principais são etnografia em educação, representações sociais sobre
educação e ensino e antropologia das políticas educacionais na rede estadual de
ensino do Rio de Janeiro. Neste momento, acaba de lançar um Laboratório de
Pesquisa e Extensão em Práticas Educativas Antirracistas e Interseccionais no
Ensino Básico e Superior, buscando criar um espaço de troca de experiências e
formação docente aberto à comunidade fluminense.
Além das previsões regimentais dos cargos (Deliberação nº. 15 de 03/03/2012) que entendemos
não se constituírem em propostas de gestão, mas atribuições normativas das funções de
Coordenador e Vice coordenador, apresentamos o conjunto de ações que pretendemos implementar
no biênio 2020-2022:
- Gestão colegiada no exercício das funções de Coordenadora e Vice-coordenadora, em consonância com os pressupostos da gestão democrática e participativa;
- Gestão democrática como princípio elementar das relações acadêmico-pedagógicas, com tomada de decisões de interesse plural realizadas pelo/no coletivo; • Trabalhar para conclusão a reformulação curricular - o que inclui priorizar o cronograma de reuniões do Núcleo Docente Estruturante e conduzir consultas à comunidade acadêmica do curso de Pedagogia, por meio de audiências públicas de debate, até o final da gestão;
- Trabalhar para conclusão a reformulação curricular - o que inclui priorizar o cronograma de reuniões do Núcleo Docente Estruturante e conduzir consultas à comunidade acadêmica do curso de Pedagogia, por meio de audiências públicas de debate, até o final da gestão;
- Trabalhar em colaboração com a Comissão Própria de Avaliação da UFRRJ (CPA) na condução de autoavaliação do curso e da coordenação no final do primeiro ano da gestão;
- Apoio institucional e logístico aos estudantes interessados em estreitar relações com grupos da UFRRJ que tenham propostas no campo da educação popular, sejam elas acadêmicas, da extensão e/ou da pesquisa.
- Estreitar relações com o CAIC Paulo Dacorso Filho no sentido da parceria da escola com o Instituto de Educação da UFRRJ, fortalecendo a formação dos docentes e dos estudantes de ambas as instituições; priorizando:
- Realização de atividades de formação de licenciandos da pedagogia no CAIC, socialmente relevantes para a integração e aprendizagem dos estudantes, com atenção ao significado da parceria Universidade-escola.
- Valorização, divulgação e apoio às atividades de extensão no âmbito do curso:
- fortalecimento das atividades de pesquisa e práticas educacionais em parcerias com
escolas de Seropédica;
- propostas de formação para o desenvolvimento profissional de docentes de Seropédica,
ampliando o espaço de colaboração acadêmico-prática com a criação de mais
laboratórios multidisciplinares no CAIC.
- Fortalecimento das Comissões Internas/Grupos de Trabalho implementados no curso, com vistas à descentralização de poder e socialização de atividades pedagógico- administrativas;
- Continuidade da divulgação virtual de informação relativas ao curso, com a alimentação do blog e da página do curso;
- Fortalecimento da articulação junto ao Centro Acadêmico do Curso na promoção de eventos acadêmicos e na veiculação das informações de interesse dos alunos;
- Apoio à realização das Semanas de Pedagogia e outros Fóruns de interesse dos discentes;
- Divulgação contínua sobre as áreas de pesquisa dos docentes do curso, seus interesses temáticos e reuniões de seus respectivos grupos de pesquisa;
- Divulgação de eventos acadêmicos/ técnicos/ científicos/ profissionais de interesse da Comunidade do curso;
- Orientação contínua sobre atividades acadêmicas, incluindo instruções aos discentes sobre a realização de intercâmbios institucionais, dentro e fora do Brasil, assim como a mobilidade acadêmica na realização de disciplinas em outras Universidades públicas locais e participação em eventos na área de educação.
Capítulo II
Dos Colegiados
Seção IV
Do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de Área
Art. 51 – O CEPEA é composto por:
a) Diretores dos Institutos que têm curso de graduação ou de pós-graduação stricto sensu na área;
b) Coordenadores dos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu da área;
Capítulo IV
Das Unidades e Subunidades Acadêmicas
Art. 63
§ 4º – A Coordenação de Curso, vinculada à Direção de Instituto, é instância referente a cada curso
de graduação e de pós-graduação da Universidade, com atuação em forma colegiada.
§ 5º – A Coordenação de Curso é gerida por coordenador acadêmico-administrativo.
Seção II
Do Conselho da Unidade
Art. 72 – O CONSUNI é composto por:
a) Diretor;
b) Vice-Diretor;
c) Coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu;
d) Chefes de departamentos;
e) dez por cento do colegiado constituído por docentes lotados nos departamentos do Instituto;
f) vinte por cento do colegiado constituído por discentes dos cursos do Instituto;
g) dez por cento do colegiado constituído por técnico-administrativos do Instituto.
Seção III
Da Coordenação de Curso
Art. 73 – A Coordenação de cada curso de graduação e de pós-graduação stricto sensu, vinculada
à Diretoria do Instituto, é composta por:
a) Coordenador;
b) Vice-Coordenador;
c) Secretaria do Curso.
Art. 74 – Compete ao Coordenador:
– a gestão e a superintendência das atividades do curso, relativas ao ensino, à pesquisa e à
extensão;
II – presidir as reuniões do Colegiado do Curso e representá-lo onde necessário;
III – cumprir e fazer cumprir as normas e deliberações dos Colegiados Superiores;
IV – encaminhar as deliberações do Colegiado às instâncias competentes, zelando para que as
mesmas venham a ser fielmente cumpridas;
V – supervisionar e avaliar o desenvolvimento do curso;
VI – emitir parecer em processos de adaptação e aproveitamento de estudos, ouvido o Colegiado
quando necessário;
VII – elaborar o planejamento das demandas curriculares do curso em cada período letivo, em
consonância com as Chefias de Departamentos e o calendário de matrículas;
VIII – atuar em questões relativas à avaliação, regulação e supervisão do curso junto às instâncias
da Universidade e aos órgãos governamentais;
IX – comunicar todas as deliberações do Colegiado, a quem de direito, para que as mesmas venham
a ser fielmente cumpridas;
X – aplicar os recursos destinados ao curso de forma transparente e eficaz;
XI – participar do fórum de assessoramento da respectiva Pro-Reitoria;
XII – adotar medidas de urgência, ad referendum do Colegiado.
GESTÕES ANTERIORES
- Miriam Morelli (Coordenadora) e Ramofly Bicalho ( Vice-coordenador) 2018-2020
- Allan Rocha Damasceno( coordenador) e Miriam Morelli ( Vice-coordenadora) 2016-2018
- Ana Chiquiere ( Coordenadora) e Adriana Alves ( Vice-coordenadora) 2014-2016
- Eliane Fazolo( Coordenadora) e Regina Ribeiro(Vice-coordenadora) 2012-2014
- Andrea Sonia Beremblum ( Coordenadora) e Allan Rocha Damasceno( Vice-Coordenador) 2010-2012
- Helena Correa de Vasconcelos (Coordenadora) e Ana Chiquieri ( Vice-coordenadora)2007-2010
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